O Cartão-Ponto e a precisão dos Cálculos Trabalhistas
- EXECALC | Cálculos Judiciais
- 6 de mai. de 2021
- 2 min de leitura
Importar as informações é uma tarefa necessária para exatidão dos números

O Controle de Jornada é uma exigência legal que vem evoluindo desde que passou a ser utilizada para os registros de entrada e saída de empregados.
Atualmente, a maioria das empresas com mais de dez empregados utiliza, por obrigatoriedade de lei, o ponto eletrônico.
Contudo, por força de negociações coletivas e até por portarias e medidas provisórias, há registros alternativos, como os pontos por aplicativo de celular, identificação facial, dentre outras tecnologias disponíveis.
Até pouco tempo atrás, se analisarmos as constantes evoluções tecnológicas que incorporaram o ambiente de trabalho, esses registros eram realizados mecanicamente através de chancelas ou ainda, manualmente, onde o empregado inseria seus horários de entrada, intervalo e saída a seu próprio punho.
Reflexo dessa variação de formas de marcação de ponto, diversos programas homologados para registro e controle de jornada, é a enorme variedade de Cartões-Ponto que deparamos nos processos trabalhistas.
Muito raro são documentos juntados em extensão que se possa aproveitar os dados e transportá-los para uma planilha. Na maioria dos casos, é necessário um trabalho de digitação dessas informações de forma manual, com enorme zelo e atenção.
Na Justiça do Trabalho, algumas decisões fixam a jornada para fins de cálculo de verbas que depreendem dessa informação. Mas isso, não isenta o calculista de formar um Cartão-Ponto. Isso porque, é necessário separar e demonstrar as folgas, feriados, férias gozadas, dentre outras peculiaridades.
No entanto, a maioria das decisões deferem verbas atinentes à Jornada, com base nos Cartões de Ponto juntados, o que emana um trabalho de digitação, conforme mencionamos, e por consequência, uma conferência minuciosa antes do cálculo ser lançado nesta base de informações.
Na EXECALC, há um time de profissionais dedicados exclusivamente a formação do Cartão-Ponto, justamente por entendermos que a precisão dessas informações é primordial para a exatidão do cálculo.
Estamos inclusive investimento em tecnologias que nos permita realizar a leitura automática de imagens e extração de informações de forma confiável, sem abrir mão da conferencia antes da entrega do cálculo, quesito de qualidade que forma nosso diferencial.
Comments